O impacto (primeiros dias em Delhi)

Updated: Apr 5

Ainda antes de respirar pela primeira vez o ar quente de Delhi, conheci a minha companhia do assento ao lado, que depressa lamentou-se da Índia estar, cada vez mais, voltada para a ganância do dinheiro. Na opinião dela, os indianos perderam a sua fé e trocaram-na pelas aparências, aproximando-se da Europa. E sim, depois de algumas horas em Delhi é notório que a cidade vive muito do status, dos carros de marca, das Louis Vuitton, de todo esse materialismo.


Mas Delhi nunca será uma réplica da Europa, nunca conseguirá ser, e ainda bem. Aqui as crianças juntam-se ao lado da estrada a conversar, sempre com um sorriso no rosto; os cães vadios brincam com pedaços de tecido que encontram no chão; uma menina entretém-se com um pauzinho da rua, também ela com um sorriso no rosto. Aqui as pessoas são felizes com pouco, e por muito que seja a afirmação mais banal que um ocidental pode dizer quando chega à Índia, é também a mais pura das verdades.


Em Delhi, as tão famosas buzinas não são como aquelas que vejo em Portugal, que normalmente são acompanhadas por um grande “foda**”, aqui é apenas um sinal de “estou a passar por aqui, não batas no carro”, não há nervos pelo meio. O buzinar constante é tão natural como as quatro patas em cima dos carros, sinal que algum cão subiu para tentar fugir do chão escaldado.


E há, sempre, a imprevisibilidade. Oh, se há! Num momento entro no Deer Park e, instantes depois, a poeira de Delhi levanta-se, e o céu veste-se de cinza. Vamos procurar ajuda para respirar nos lenços, e ficamos sujos, mas não é nada de estranho. A época das chuvas está prestes a começar, e com ela surgem os ventos, e com eles um pouco de Delhi surge também. A sujidade, os pés pretos de andar no chão, os cheiros fortes, tudo isso faz parte; mas isso não faz com que se torne uma cidade feia; porque a feiura de um sitio vê-se a partir das pessoas que nele vivem, pelo menos para mim.




61 views
  • Instagram
  • Pinterest

© COPYRIGHT DELHI ENCLAVE  2020

www.delhienclave.com

  • Instagram
  • Pinterest