A indiferença

Updated: Apr 5


Dentro das casas utiliza-se o purificador de ar, e sempre que uma criança pede esmola no sinal de stop fica a faltar algo para tornar o coração das pessoas mais puro. Alguns têm as janelas dos carros tão opacas que quase nada vêm, outros limitam-se a desviar o olhar, e há mesmo quem me diga “não ligues”.


Pulam de um centro comercial que tem direito a um pianista para um hotel lindíssimo, e provavelmente já nem reparam na pobreza que assiste Delhi – é assim a classe alta daqui. Não duvido daqueles que, mesmo tendo muito, estendem a mão com comida; e bem sei que não é um magnata que irá conseguir solucionar os problemas desta cidade, mas a indiferença nunca será a resposta certa.


Provavelmente não compreendo que quem nasce aqui já está tão habituado a ver este tipo de pobreza, que talvez já nem se trate de indiferença. Talvez as pessoas não consigam mesmo ver. Não vêm as crianças que agarram num bebé pequenino pela estrada, ambos quase despidos. Não vêm que, ao lado do restaurante onde pagam 500 rupias por um prato, está um menino na rua a tentar vender balões para conseguir comer alguma coisa. O acto de ver e assimilar o que está diante dos nossos olhos não é uma tarefa assim tão fácil para a maioria das pessoas. Isto porque as mesmas vivem ocupadas com as suas tarefas quotidianas; não as culpo.


Eu sou o tipo de pessoa que pára para ver, uma das minhas características mais marcantes é mesmo o facto de ser observadora e, apesar de ver tudo tão claramente, continuo a dar importância a coisas que não têm um pingo de valor. Como o que vestir para ir visitar pela primeira vez o Taj Mahal. Sigo muito dos típicos problemas das “pessoas do século XXI”, ao contrário de todos aqueles que acordam nas ruas de Delhi com o simples objectivo de sobreviver.


Mas sabem das coisas mais surpreendente que se vê aqui? Muitos dos que vivem nestas ruas conseguem alcançar algo muito valioso: a felicidade no seu estado mais puro.




37 views
  • Instagram
  • Pinterest

© COPYRIGHT DELHI ENCLAVE  2020

www.delhienclave.com

  • Instagram
  • Pinterest